Curta a nossa página
Bom dia!  Teresina, 22 de outubro de 2019
 
19/09/2019 às 23h14 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Banda 16 de Agosto homenageia Simplício Cunha no Concertos Matinais deste domingo (22)

Neste domingo (22) o projeto Concertos Matinais homenageia o compositor, maestro e capitão reformado da PMPI, Simplício de Moraes Cunha, com apresentação da Banda 16 de Agosto. O evento acontece a partir das 11h no Palácio da Música de Teresina com entrada franca.

Serão executadas obras de autoria de Simplício Cunha e arranjadas por ele para Banda de Música. Haverá também um número especial em formação de choro com seu filho ao trombone, cavaco e percussão. Simplício Cunha nasceu em um pequeno povoado chamado Pintadas, próximo de Luzilândia-PI. Começou a se envolver com música aos oito anos de idade, sendo, posteriormente, arranjador de quase todas as músicas do primeiro disco da PMPI.

A Banda 16 de Agosto foi criada em 1968 pela Lei 1213, sancionada pelo prefeito Jofre do Rêgo Castelo Branco, com apenas 17 músicos. Atualmente, conta com 45 integrantes, instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, metais e da percussão representados na sua integridade. Durante todos esses anos de existência, grandes músicos e mestres passaram pela corporação, como Jorge Tavares, Luís Santos (seu fundador), João Aguiar Costa, Aurélio Melo Colombo, Gilvan Santos, Orion, Antônio Linhares, Egilson Monteiro e outros. Hoje, estão à frente da banda o maestro Linhares e Eduardo César Costa. O grupo é mantido pela Prefeitura de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), e já faz parte da história musical da cidade. O nome é uma homenagem à data de aniversário do município e tem sido uma das principais plataformas musicais em eventos oficiais da PMT.

O projeto Concertos Matinais ocorre em quase todos os domingos do ano, sempre às 11h da manhã, com entrada franca, e tem como objetivo levar apresentações musicais de qualidade à população, que passeiam do erudito ao popular. Seu palco é o Palácio da Música de Teresina, localizado no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro, local onde funcionou o antigo Mercado do Cajueiro.

Ascom FMCMC


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.