Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 18 de junho de 2019
 
25/04/2019 às 06h25 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Professores aprendem a elevar autoestima dos alunos

Para atender a demanda de aprendizagem de cada aluno matriculado na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Teresina mantém programas específicos para o desempenho das crianças, como o Acelera Brasil e o Se Liga. De 23 a 26 de abril, os professores que atuam nesses dois programas estão participando de uma capacitação inicial, no Centro de Formação Odilon Nunes.

O Acelera atende alunos dos anos iniciais que são alfabetizados mas possuem distorção idade-série. O objetivo é resgatar a autoestima desses estudantes e trabalhar com ferramentas que os façam saltar nos anos seguintes para acompanhar o ritmo da turma. Já no Se Liga, os alunos não estão alfabetizados ainda e precisam de uma força a mais para isso.

Em 2019, as escolas municipais formaram 61 turmas dos programas, que são desenvolvidos em parecia com o Instituto Ayrton Senna. Durante a capacitação, os professores dialogam sobre metodologia, indicadores e metas, matriz de habilidades, sistemática de acompanhamento, material didático, monitoramento e avaliação.

A coordenadora das ações na Secretaria Municipal de Educação (Semec), Clívia Chaves, diz que a formação é um passo importante para preparar os professores para superação dos desafios dos alunos.

“Estamos planejando e ajustando as estratégias para garantir que os alunos tenham as condições necessárias para alcançarem sucesso em sua trajetória escolar”, pontua Clívia. Segundo ela, uma das novidades este ano é a maior atenção com as competências socioemocionais dos alunos. “A parceria funciona desde 2001, agora mais focada no desenvolvimento integral do estudante, aspectos essenciais para que superem as dificuldades”, conclui.

Ascom Semec


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.