Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 24 de janeiro de 2020
 
24/04/2016 às 00h28 Você está aqui: Home / Imprimir postagem

Teresa Britto faz avaliação da politica em Teresina

A vereadora faz uma análise da participação das mulheres na política do Piauí

Teresa dos Santos Sousa Britto, nasceu em Piripiri - PI, oriunda de família de pequenos comerciantes, casada com o engenheiro José Atonio de Sequeira Britto, tem quatro filhos, estudou em escolas públicas e é graduada em Psicologia.

Conhece bem a realidade social da capital e mantém elos fortes com as comunidades mais carentes de Teresina.

Ocupou o cargo de Secretária Executiva de Assistência Social, no período de 2000 a 2003 na Prefeitura Municipal de Teresina. Hoje, além de Vereadora é voluntaria na Fundação Padre Antônio Dante Silveiro – FUNACI e na Fundação Madre Teresa de Calcutá, respectivamente.

 

Iniciou na política partidária, em 2003. Filiou-se ao Partido Verde, sendo eleita vereadora de Teresina em 2004. Sua atuação, sempre pautada na ética, compromisso e trabalho lhe rendeu um segundo mandato, em 2008, com a expressiva votação, tornando-se a vereadora mais votada da história de Teresina. Em 2012 confirmando seu compromisso com a População conquistou um terceiro mandato, são, portanto 11 anos, vivenciando diuturnamente a realidade da população e ouvindo as suas reivindicações.

Sua atuação tem o reconhecimento da população, sendo escolhida em pesquisa popular, a vereadora mais atuante desta capital.

Em 2010, último pleito eleitoral, em apoio à Senadora Marina Silva, concorreu ao cargo majoritário de Governador do Estado do Piauí, defendendo um programa de governo voltado para a eficiência no serviço público e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.´

É uma mulher que não foge a luta e que gentilmente nos concedeu esta entrevista em seu gabinete na câmara municipal.

Zezo Freitas: Bom dia vereadora Teresa Britto, agradecemos a gentileza de nos receber e conceder esta entrevista. Como a senhora analisa a participação da mulher nos movimentos políticos no Piauí?

Ver. Teresa Britto: É um prazer recebê-los aqui, estamos sempre de portas abertas. Considero de grande importância a participação da mulher em todos os movimentos políticos, mas no Piauí não avançou como poderia ter avançado. A nível municipal em Teresina aumentou significativamente a presença da mulher e são atuantes, mas a nível de estado se percebe que ainda tem muito a política de família, são mulheres apresentada por familiares é mulher de governador, mulher de senador e esposas, filhas ou sobrinhas de deputados. Ainda não chegou aos movimentos sociais, do povo. É preciso avançar muito mais.

Zezo Freitas: No seu ponto de vista o que falta para a mulher avançar mais?

Ver. Teresa Britto: Apesar de sua grande capacidade, a mulher precisa se interessar mais pela política e abraçar a política como instrumento de transformação da sociedade para melhor. A sociedade passa por um momento de vulnerabilidade muito grande e precisa se reconstruir e a mulher pela sua própria condição dentro da sociedade é personagem fundamental nesse processo de reconstrução. Inclusive tem pesquisas que afirmam que a mulher é mais zelosa com a coisa pública e mais ética, pois seus limites são culturalmente diferente do limite dos homens.

Zezo Freitas: Como a senhora avalia a participação das mulheres nos partidos políticos?

Ver. Teresa Britto: Quando a mulher se filia a um partido politico ela não tem o espaço que deveria ter, poucas conseguem dirigir um partido e sendo assim as oportunidades ficam ainda menores, pois perdem poder de decisão.

Zezo Freitas: Na sua avaliação o que as mulheres devem fazer para conquistar respeito político?

Ver. Teresa Britto: Deve se libertar das amarras, devem estudar os problemas, fazer o que é certo e defender os interesses públicos acima de todos preconceitos e controles.

Zezo Freitas: a senhora é presidenta da comissão de saúde da câmara, como tem sido a sua atuação?

Ver. Teresa Britto: Acredito que não podemos restringir a nossa atuação, a comissão de saúde é a mais atuante da casa, mas atuo na defesa do meio ambiente, na proteção dos animais, na defesa da família, contra as drogas, no combate a pobreza, na defesa da educação, por melhorias sociais e contra a exclusão social. Acredito que o vereador não pode limitar a sua atuação a um grupo, a um problema ou a uma região da cidade, ao contrário deve atuar de forma integrada e observar a cidade e os problemas de forma ampla e compreender suas várias vertentes.

Zezo Freitas: Como a senhora que tem origem nos movimentos sociais avalia os movimentos sociais e suas contribuições para a construção da cidadania.

Ver.Teresa Britto: Os movimentos sociais são fundamentais para a construção cidadania, pois ele são provocadores do poder público e alerta a sociedade, principalmente as mais necessitadas das ações pública. O orçamento popular, o programa minha casa minha vida, a urbanização de Teresina são exemplos de coquistas dos movimentos sociais. Os movimentos sociais são importantes inclusive para a manutenção da democracia no Brasil, sem eles eu não sei o que seria da sociedade.

Zezo Freitas: E a Reforma Política, o que a senhora pensa sobre o tema?

Ver. Teresa Britto: É necessária e com urgência, mas deve ser encarada com seriedade e pensando no povo e não nos políticos, pois todo cidadão deve ser um político e não pensar que só os políticos são cidadãos. Vejo a Reforma Política sendo preparada simplesmente para perpetuar os que já estão no poder; É preciso que os movimentos sociais voltem para as ruas, mas libertos dos partidos políticos e de suas ideologias partidárias..

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.