Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 17 de novembro de 2019
 
13/12/2017 às 08h51 Você está aqui: Home / Imprimir postagem

2º Piquenique da Leitura reúne projetos de escolas da Prefeitura no Parque da Cidadania

Evento aconteceu nesta terça-feira, reunindo crianças das escolas da Prefeitura

Para encerrar um ano marcado pelo incentivo à leitura, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou hoje (12) o 2º Piquenique da Leitura, no Parque da Cidadania, com cerca de 500 participantes, entre alunos, professores e gestores. As escolas organizaram pequenas amostras dos projetos que desenvolvem para aproximar as crianças dos livros de uma forma prazerosa.

O encontro ao ar livre possibilitou a troca de experiências entre as escolas com alunos no ciclo de alfabetização. Crianças de diferentes idades conversando sobre seus livros preferidos e apresentando dramatizações dos clássicos da literatura infantil.

Segundo Sammya Ribeiro, gerente de Educação Infantil da Semec, essa é uma das principais ações da secretaria, porque tem foco no incentivo à valorização da leitura. “Estamos estimulando a alfabetização, o contato das crianças com os livros e a própria interação entre os estudantes. É um momento único também para as escolas, que se organizam para apresentar as biografias dos grandes escritores e peças teatrais. É um evento que amplia, de fato, o horizonte da leitura na Rede Municipal”, explica.

O Prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma participaram do evento e assistiram às apresentações entre as crianças, envolvidos com a fantasia do momento. “É uma alegria participar dessa celebração da alfabetização, do futuro da criançada, mostrando que na educação infantil não tem apenas brincadeira, mas plantamos sementes para o futuro da nossa cidade”, destaca o prefeito.

No início do ano as escolas foram desafiadas a montarem projetos de leitura que estimulassem a prática entre os alunos. De acordo com a gerente de ensino dos anos iniciais Maria Luzia Alves, 100% das unidades de ensino cumpriram a tarefa, superando o esperado em criatividade e adesão das turmas. “As escolas já fazem essas leituras diferenciadas, ao ar livre, com brincadeiras, então o piquenique é mesmo uma socialização de experiências”, aponta.

A Iasmim Gomes, 8 anos, aluna da Escola Municipal Tio Bentes, adorou a ideia. Apaixonada pelos livros, ela conta que gosta de pegar dicas de novas leituras. “Fico encantada com os livros que os colegas me mostram, além de brincar, viajar com as apresentações. Foi uma festa”, conclui a menina.

 

Tags: piquenique, literário, leitura, crianças, escolas, Prefeitura, Teresina, Semec


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Artigos relacionados